HUGO ALVES
HUGO ALVES
Direcção de Orquestra Jazz, Produtor, Pedagogo, Trompete, Fliscorne, Composição
Com um percurso musical que se inicia em Lagos, aos sete anos, Hugo Alves começa nos anos 90 uma importante carreira enquanto trompetista de renome, que o levou a ingressar em várias bandas nacionais e internacionais de destaque no mundo do Jazz, quer a nível nacional, quer internacional.
Paralelamente enceta também actividades na produção de eventos de jazz, ministrando ainda em vários workshops e escolas profissionais de renome no país como seja a ESMAE no Porto, ou a ESML em Lisboa.
Na sua carreira destacam-se as passagens na Orquestra de Jazz de Matosinhos, Orquestra Jorge Pinto da Costa, Big Band do Hot Clube Portugal. Durante este percurso teve oportunidade de trabalhar com músicos convidados tais como Peter King, Perico Sambeat, Kirk Lightsey, Sangoma Everett, Wayne Dockery, Michael Lauren, Bob Berg, Conrad Herwig, Ingrid Jensen, Carla Bley, Steve Swallow, Gary Valente, Bernardo Sassetti, Mário Laginha, Silje Nergaard, Júlio Resende, Nuno Ferreira, Jorge Costa Pinto, Benny Golson, Rick Margitza, Dena DeRose, Jeff Davis, Tom Harrell, Jane Monheit, entre muitos, muitos outros.
Em 2003, Hugo Alves edita o seu primeiro album – Estranha Natureza. Um album de originais elogiado tanto pela crítica nacional e internacional e que o consagra, desde logo, como um dos maiores valores nacionais na área do jazz.
Em 2004, Hugo Alves funda a Orquestra de Jazz do Algarve, um projeto que espelha a sua imagem enquanto músico e importância que o Jazz de maior formato tem na sua carreira. É uma Orquestra composta por 18 músicos, cuja reconhecida excelência é frequentemente objecto de aclamadas críticas, que se somam salas esgotadas a cada Concerto. A Orquestra de Jazz do Algarve recebeu muitos e distintos convidados, tendo vários CD's Editados, onde se incluem nomes como Jane Monheit, Silje Nergaard, Rick Margitza, Vânia Fernandes, Ana Laíns, entre muitos outros.
Sempre a par da sua carreira musical segue a sua carreira como educador nacional, nas citadas Escolas Superiores ou ainda na EJMMA Escola de Jazz e Música Moderna do Algarve, ou além fronteiras em países como Espanha, Itália ou África do Sul.
No anos seguintes edita mais álbuns, Taksi Trio em 2005, Given Soul em 2007, Double Dose em 2010, em 2015 Morphosis. Todos os álbuns receberam as mais elogiosas críticas da imprensa especializada e o reconhecimento unânime de Hugo Alves como uma incontornável referência no mundo do jazz. Todos discos premiados como “Melhores do Ano” no nosso País.
A 27 de Outubro de 2023, Hugo Alves foi homenageado na sua natal Cidade de Lagos, tendo sido agraciado com a Medalha de Mérito Cultural, grau prata.
Hugo Alves é Artista Denis Wick.