Dr. Luís Encarnação, Presidente do Município de Lagoa
Dr. Luís Encarnação, Presidente do Município de Lagoa
Parabéns, Orquestra de Jazz do Algarve!
É com muito gosto e honra que felicito a Orquestra de Jazz do Algarve pelo seu vigésimo aniversário e pelo seu décimo aniversário de residência artística , em Lagoa!
É um orgulho para nós acolher, a Orquestra de Jazz do Algarve nos nossos equipamentos culturais, testemunhar o crescente interesse do público nacional e estrangeiro e, a elevada qualidade dos seus concertos.
Muitos parabéns ao Hugo Alves, a todos os músicos e ao público que acompanham este vosso magnifico percurso, fazendo-nos acreditar que é possível fazer cultura fora dos grandes centros urbanos e , assim, firmar o Algarve no panorama da cultura nacional!
Parabéns! Muitos parabéns!
Ana Martins, Vereadora da Cultura, Município de Lagoa
“Em 2004, era eu Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lagos quando, no âmbito da edição do Festival Lagos Jazz, conheci o Hugo Alves, jovem músico lacobrigense, dinâmico, rigoroso, sonhador e determinado na concretização do seu projeto de promoção e valorização da música Jazz.
Nasceu, na sequência deste evento, a Orquestra Jazz de Lagos 2004, constituída formalmente em 2005 e que, desde o primeiro momento, acolheu o meu, e da Câmara Municipal de Lagos, entusiasmo e apoio incondicional. Recebeu mais tarde a designação de Orquestra de Jazz do Algarve – OJA.
Ao longo destes 20 anos, realizou centenas de concertos na Região e noutros pontos do País, brindando o público com espectáculos de grande qualidade.
A sua estratégia de trabalho abarca três áreas distintas, desde as artes de palco e espectáculo, área de produção e também serviço educativo que divulga e promove a música Jazz junto dos alunos, contando com o apoio de Municípios do Algarve e do Ministério da Educação. É a única organização do género no sul do País.
Olhando para trás, 20 anos passados, continua dentro de mim o orgulho por ter apoiado a criação da OJA, um projeto que engrandece o panorama cultural da nossa Região e do País e que tem desempenhado um papel importante na promoção e divulgação da música de Jazz.
Cumpre-me, também, saudar todos os músicos que, ao longo deste tempo, integraram e integram o projeto, acompanhando o excelente trabalho desenvolvido pelo grande Homem da música que é o cidadão lacobrigense Hugo Alves, um orgulho para toda a Região.
Obrigada OJA, Obrigada Hugo Alves!”
Joaquina Matos, Presidente da Assembleia Municipal de Lagos
A 6 de outubro de 2004, nasce, plantada em solo lacobrigense, a Orquestra de Jazz do Algarve, num momento que se revelou como o embrião de uma jornada notável.
Atualmente o seu impacto e influência ultrapassam as fronteiras regionais, sendo a OJA conhecida e reconhecida a nível nacional e além-fronteiras, representando com distinção não apenas a região, mas também o país, fruto do seu compromisso inquestionável com a cultura musical ao criar sinergias notáveis entre as expressões clássica e contemporânea do jazz.
São, neste processo, dignos de reconhecimento os seus talentosos músicos, os inspiradores artistas convidados e os técnicos dedicados que moldaram o caminho da Orquestra. Acrescento todos os que têm apoiado a Orquestra, acreditando no seu projeto e no seu futuro e reconhecendo a importância e qualidade do seu trabalho. Ao público, elemento vital desta sinfonia, uma palavra pela sua constante presença e apoio apaixonado.
Todos somos Orquestra de Jazz do Algarve!
Uma nota especial dirigida ao Hugo Alves, figura essencial nesta trajetória. A sua dedicação, talento e visão contribuíram de forma inestimável para o sucesso e prestígio alcançados pela OJA ao longo destes vinte anos.
Com duas décadas passadas desde o início desta viagem, Hugo Alves e a Orquestra de Jazz do Algarve continuarão a trilhar novos caminhos, não só revivendo os grandes clássicos mas também promovendo a inovação artística e inspirando as gerações futuras na apreciação e execução da rica herança do jazz.
Sei, por isso, que a OJA não olhará para trás apenas com gratidão, mas também para a frente com entusiasmo. E assim, encarando este brilhante futuro, reitero o compromisso da Câmara Municipal de Lagos em continuar a sua parceria nesta viagem musical.
Parabéns por duas décadas extraordinárias de muito trabalho, mas também de inspiração, melodia e harmonia!
Que os próximos anos sejam repletos de novos desafios e sucessos!
Sara Coelho, Vereadora da Cultura, Município de Lagos
Vítor Aleixo, Presidente do Município de Loulé
Dália Paulo, Diretora Municipal, Município de Loulé
PARABÉNS DE VILA DO BISPO!
20 ANOS DE SERVIÇO PÚBLICO & MISSÃO CULTURAL
Vila do Bispo não poderia ficar indiferente ao 20.º Aniversário da Orquestra de Jazz do Algarve. São 20 anos de celebração do Jazz na região Algarvia, com uma extensa carreira de espetáculos e um notável currículo académico. Duas décadas a formar músicos e a educar o público para uma diferenciada frequência musical, espectro artístico particularmente exigente na capacitação e na qualidade dos seus intérpretes. A competência formativa da Orquestra de Jazz do Algarve encontra-se plenamente manifesta nos inúmeros músicos que formou ao longos dos anos, alguns com apreciáveis carreiras, reconhecidas a nível nacional e internacional.
Na história e no sucesso da Orquestra de Jazz do Algarve temos de realçar, justamente, o contributo, a dedicação e o profissionalismo de Hugo Alves, fundador do projeto no âmbito do “Festival Lagos Jazz”, em 2004. Trompetista de renome internacional, Hugo Alves tem consagrado a sua vida ao Jazz, enquanto Músico, Diretor e Produtor Musical, formando-se com o grau académico de Professor Especialista em Jazz.
Curiosamente, Hugo Alves tem profundas raízes familiares em Vila do Bispo, na aldeia piscatória da Salema, freguesia de Budens, razão pela qual tem trazido, no seu percurso e de forma regular, diversos programas e eventos de Jazz ao nosso concelho. Entre estes, destacaria o habitual ciclo de concertos “Beliche Jazz”, programa musical que, anualmente, durante o mês de julho, decorre no histórico Forte de Santo António do Beliche, em Sagres, tendo por cenário de fundo as paisagens da Vila do Infante, do Cabo de São Vicente e do Oceano. Hugo Alves, muito agradecemos o carinho tão especial!
Pioneiro à escala nacional, com duas décadas de contínua atividade, o projeto Orquestra de Jazz do Algarve ainda é considerado único no nosso País, com uma admirável estrutura funcional e profissional, com mais de 15 músicos no seu quadro. Ainda que assuma as origens na sua designação, a Orquestra de Jazz do Algarve há muito que excedeu as fronteiras regionais e nacionais. Nascida e residente no Algarve, a nossa Orquestra de Jazz é de Portugal, expressando-se, por cá e além-fronteiras, por meio de uma linguagem universal a que poderemos chamar de “Música Jazz”.
A título pessoal e na qualidade de autarca, felicito a Orquestra de Jazz do Algarve pelos seus 20 anos de diferenciado Serviço Público e de meritória Missão Cultural, agradecendo os muitos momentos musicais proporcionados a Vila do Bispo, às suas gentes e aos seus visitantes.
Vila do Bispo quer continuar a fazer parte da história da Orquestra de Jazz do Algarve, obrigada, até breve e bem hajam...
Rute Silva, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo
A Orquestra Jazz Algarve habituou-nos, ao longo dos últimos 20 anos, a marcar encontro com sons que fizeram e fazem história na nossa região.
Graças ao seu intenso trabalho, os intérpretes desta Orquestra têm contribuído largamente para a educação e sensibilidade musical das populações, prestando um contributo louvável à cultura e ao modo português de como nos fomos apropriando do Jazz, fazendo deste género um indicativo de estilo de vida, de gosto musical e de motivação para encontros entre a população residente, nacional e estrangeira, e visitantes.
Estes 20 anos traduzem-nos numa solidez de percurso de que os fundadores muito se podem orgulhar, tanto como nós, que nos deleitamos com os seus espetáculos, a sua criatividade e o seu rigor técnico.
Parabéns e votos de longa Fortuna!
José Carlos Rolo, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira
O Jazz no meio de nós!
Vinte anos da Orquestra de Jazz do Algarve.
É com enorme prazer que dou aqui testemunho da bonita história deste projeto musical algarvio de
enormíssima qualidade. São vinte anos de uma estrutura cultural com uma ideia de cultura bem
estruturada e integrada. Desde a formação de músicos através da Escola de Jazz e Música Moderna, passando por inúmeros Workshops e Masterclasses ministradas por músicos, cantores e compositores de qualidade irrepreensível, e acabando por produzir concertos de elevado gabarito, trazendo até ao Algarve músicos nacionais e internacionais de grande qualidade.
Desde os primeiros passos deste projeto que a Câmara Municipal de Faro, reconhecendo o seu elevado valor cultural, nunca se poderia colocar de lado mas sim ao lado da OJA e, consequentemente, apoiando a Orquestra. A todo o Algarve e ao restante país, a OJA leva um tipo de música que não é assim tão frequente encontrar nas programações culturais, fazendo lembrar as Big Bands e os seus compositores de fama mundial.
A toda a equipa da Orquestra de Jazz do Algarve, e em nome do Município de Faro, endereço os meus parabéns por estes 20 anos de intenso trabalho e desejo longa vida a este belíssimo projeto cultural do Algarve.
A todos um enorme bem-haja!
Rogério Bacalhau, Presidente do Município de Faro
Parabéns Orquestra de Jazz do Algarve pelos 20 anos de sucesso!
A Orquestra de Jazz do Algarve tem marcado o compasso cultural da região. Ao ritmo do seu profissionalismo, empenho e, acima de tudo, gosto, vão pautando os valores que contribuem para o sucesso do seu trabalho.
É de louvar a dedicação com que vão continuando a controlar o ritmo deste projeto, numa precisão, equilíbrio, unidade e energia, revelando-se um maestro na programação cultural do Algarve e do país.
Transponho para estas palavras o nosso reconhecimento e consideração pelo trabalho notável e pelo compromisso indubitável.
Um agradecimento a toda a equipa, desde músicos, técnicos e em especial ao Hugo Alves, figura essencial nesta harmoniosa composição.
Que estes 20 anos sejam percussores de outros 20, contribuindo para a rica herança musical e cultural do nosso Algarve!
Paulo Alves, Presidente da Câmara Municipal de Monchique
A Orquestra de Jazz do Algarve está de parabéns pelos seus 20 anos de existência e pelo seu enorme contributo no panorama cultural do Algarve.
A União das Freguesias de Tavira iniciou a sua parceria com a OJA no ano de 2024 e os espetáculos contratados, quer na versão orquestra completa ou versão quinteto, foram um enorme sucesso, deixando deslumbrado o público que assistiu às atuações proporcionadas pelos excelentes músicos que compõem a orquestra.
Foi soberba a atuação na Igreja do Carmo, no âmbito dos festejos do dia de Santa Maria, assim como os quintetos que atuaram em 3 eventos da cidade, levando assim concertos de elevada qualidade a alguns cantos e recantos da freguesia, e dando a possibilidade aos visitantes de conhecerem esses lugares da nossa cidade.
Queria também parabenizar todos os que de alguma forma contribuem ou contribuíram para a longevidade da OJA, e desejar que assim seja para os próximos 20 anos.
Da nossa parte, podem continuar a contar com esta parceria.
Com votos das maiores felicidades para músicos, dirigentes, outros colaboradores, todos os patrocinados e parceiros,
VIVA A OJA!
José Mateus Domingos Costa, Presidente da União de Freguesias de Santa Maria e Santiago de Tavira
Este ano (2024) a Orquestra de Jazz do Algarve completa 20 anos cheios de sucesso e de muitos desafios, entre os quais as atuações em Cachopo freguesia do interior do Algarve, local muito pouco provável para assistir a um concerto de jazz e menos provável ainda um concerto com uma orquestra de renome internacional como é a Orquestra de Jazz do Algarve. Nestas atuações a Orquestra fez-se acompanhar por convidados nacionais e internacionais como Ana Laíns, Ana Caldeira (Cherry), Sara Badalo, Ilse Huizinga Michael Lauren e Tom Fitzpatrick, sempre dirigida pelo seu fundador, maestro e trompetista Hugo Alves.
A parceria entre a Orquestra de Jazz do Algarve, a Junta de Freguesia de Cachopo e Associação de Festa de Freguesia de Cachopo iniciou-se em 2022 com muitas reticências dos envolvidos, mas assim que o primeiro concerto aconteceu todas as dúvidas se dissiparam e a parceira consolidou-se, esta parceria tão pouco provável provocou alterações na forma como os decisores culturais passaram a ver a realização de espetáculos nos territórios de baixa densidade.
Muito obrigada pela qualidade dos espetáculos que proporcionaram ao público que esgotou todos os concertos e visitou a Freguesia de Cachopo pela primeira vez, tendo permitido que os objetivos desta parceira tenham sido atingidos na sua plenitude, através da música divulgar o património natural e cultural de Cachopo.
Esperamos que daqui a alguns anos estejamos e comemorar convosco mais aniversários cheios de sucesso e a inaugurar a abertura de uma escola de música na Freguesia de Cachopo com a chancela da Orquestra de Jazz do Algarve.
Muitos parabéns e que venham mais 20 anos de Orquestra de Jazz do Algarve cheios de sucesso.
Junta Freguesia de Cachopo e Associação de Festas da Freguesia de Cachopo
(Rafael Dias, Presidente da Junta de Freguesia de Cachopo)
20 anos de história pautados pelo sucesso
Falar dos 20 anos da Orquestra de Jazz do Algarve é celebrar a história de sucesso de uma Instituição de referência no panorama cultural algarvio, com mérito reconhecido, desde o primeiro momento, a nível nacional e com presença assídua nos palcos internacionais.
Provas de um percurso de excelência, que tem pautado os seus 20 anos de existência, e que não se limitam às centenas de espetáculos que, brilhantemente, tem realizado, oferecendo momentos únicos de grande maestria. Igualmente relevante, é a importantíssima vertente educativa e pedagógica que a Orquestra de Jazz do Algarve tem no seu ADN e devemos, sempre, sublinhar esse fundamental contributo que tem dado ao ensino da música e, em particular, do Jazz e que tem levado também às escolas do Algarve.
A sua singularidade, faz da Orquestra de Jazz do Algarve uma Instituição única no sul do país, mas este é um projeto de âmbito nacional que deve orgulhar os algarvios e orgulha, com certeza, os municípios da região. A Comunidade Intermunicipal do Algarve não podia deixar de se associar à comemoração destes 20 anos e de agradecer o muito que a Orquestra de Jazz tem dado à região e ao país, e levando também o nome de Portugal e do Algarve aos múltiplos concertos que tem realizado no estrangeiro.
Obrigado e votos de continuação de muitos sucessos!
António Pina, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve
Muitos parabéns à Orquestra de Jazz do Algarve pelas suas duas décadas ao serviço da música, da formação e da cultura. É um feito enorme, nomeadamente pela geografia onde se inscreve. A OJA não é estranha à aldeia de Querença, onde está sediada a Fundação Manuel Viegas Guerreiro. É também lá que se têm ouvido sopros, metais e ritmos da OJA. É lá que se têm sentido notas e interpretações deste valor maior do Algarve e do país, nas suas várias formações. Num par de exemplos, a convite da Fundação, a OJA já participou no Festival Literário Internacional de Querença e no centenário de nascimento de José Saramago, enriquecendo a programação desta instituição.
Bem-hajam todos/as aqueles/as que lutam pelo dia-a-dia da OJA, num cumprimento muito especial ao seu fundador, Hugo Alves, dinamizador e mobilizador da cultura no Algarve. Votos de longa vida à OJA.
Marinela Malveiro, Fundação Manuel Viegas Guerreiro
We are delighted that Denis Wick Products is able to partner with the Orchestra and would like to congratulate them on reaching their 20th birthday and hope to see many more fantastic concerts in the future.
Brett Baker, Sales Director, Denis Wick
É com imensa satisfação que felicito a Orquestra de Jazz do Algarve pelo seu 20º aniversário, um marco significativo na valorização artística e cultural não só do concelho de Lagos, mas de toda a região do Algarve e do país. A trajetória da orquestra, desde a sua formação de origem enquanto Orquestra de Jazz de Lagos até à reputada Orquestra de Jazz do Algarve, reflete não apenas a excelência musical, mas também o compromisso com a promoção do jazz, um género que tem conquistado e mobilizado públicos no concelho, desde a criação das primeiras edições do Festival de Jazz de Lagos, evento que contou com um contributo de excelência do fundador da Orquestra. É com orgulho que reconheço a contribuição vital da orquestra para o enriquecimento cultural e artístico da nossa comunidade, e espero que estes 20 anos sejam apenas o começo de uma jornada ainda mais inspiradora, marcada pela mesma paixão e dedicação que sempre caracterizaram esta notável instituição. Parabéns à Orquestra de Jazz do Algarve pelo seu legado duradouro e inspirador!
José Viegas, Chefe de Divisão da Cultura, Município de Lagos
É com uma enorme gratidão e orgulho que vos quero parabenizar pela existência e persistência. Cada espetáculo vosso, cada nota e improviso é um testemunho da vossa qualidade e do encanto do jazz. O vosso impacto numa região como a nossa, a vossa marca, vai muito para lá da música em si.
A energia, a paixão e a capacidade que transbordam no palco são uma inspiração a todos os níveis. O vosso trabalho a nível da mediação cultural tem feito a diferença numa região que deve valorizar o que de bom tem ao nível da cultura. Expresso aqui a minha satisfação, desejando o melhor para todos e que nos continuem a trazer a alegria e a cultura a todos nós. Bem hajam! Por muitos mais anos de boa música!
Liliana Ferreira, Gestora Cultural, Município de Lagos
Celebração 20º aniversário da Orquestra de Jazz do Algarve
Nesta feliz ocasião, em nome do Município de São Brás der Alportel, felicito a Orquestra de Jazz do Algarve pelas suas duas décadas de dedicado percurso cultural na região, e pelo seu forte contributo na valorização da música, como arte suprema!
Um projeto sonhado no Algarve e para o Algarve, que ao longo destes 20 anos de meritório trabalho, em prol da cultura na região, tem vindo a pisar os mais conceituados palcos e eventos a nível nacional. Que os próximos 20 anos sejam um sintonia perfeita de tradição e inovação.
Marlene Guerreiro, Vice-Presidente Município de São Brás de Alportel
Parabéns pelo 20º aniversário da Orquestra de Jazz do Algarve
Celebrando a Orquestra de Jazz do Algarve (OJA) em 2024 o seu 20º aniversário, deixo aqui, antes de mais, os meus votos de parabéns por este marco conquistado. Há já duas décadas que podemos ouvir e assistir a concertos de jazz de qualidade perto de casa, ou seja, no nosso bonito Algarve.
Fundada pelo trompetista Hugo Alves, a OJA é hoje uma orquestra de renome, com crédito firmados na região mas também fora dela, o que faz com que seja uma importante representante do Algarve na área da cultura. Orgulho, é o que podemos e devemos sentir pelo seu percurso, nem sempre fácil, mas glorioso.
É uma instituição que conseguiu consolidar-se e criar o seu público, que continua a crescer.
Lembro-me de uma interessante iniciativa - o Jazz nas Adegas -, que permitiu voltar a inovar e a apostar em conceitos diferentes para atrair cada vez mais melómanos. São exemplos como este que devem ser seguidos e elogiados. Há que manter o foco para não deixar morrer a cultura no Algarve e isso está a ser plenamente conseguido pela OJA.
Muitos parabéns por estes 20 anos que ajudaram a afirmar o Algarve como um destino cada vez mais cultural.
António Miguel Pina, Presidente do Município de Olhão
Trabalho notável, profissionalismo e dedicação.
José Gonçalves, Presidente do Município de Aljezur